23 de junho de 2012

Contido na canção

Eu sou uma pessoa intimamente ligada à música. Costumo dizer que ouço músicas compulsivamente (risos). Sou bem eclética, gosto de tudo. Acho incrível a imensa variedade de estilos e letras e me encanto ao ver a capacidade da música por si só, envolver uma pessoa. 

Tem músicas que me fazem viajar no tempo, lembrar de momentos passados, outras lembram pessoas e outras músicas até geram sonhos. Enfim, acredito que seja um senso comum, tal importância da música na vida de alguém. Porém, algo que tem me intrigado profundamente é a falta de atenção em relação à letra e sobre tudo ao conteúdo da canção. 
A proposta de que venho apresentar é a análise musical, ou em melhor modo dizer, um estudo da mensagem da música. Só assim faremos da nossa arte, uma mensagem com conteúdo, e de fato, em algo que é transformador.  

Nós artistas cristãos, usamos a música constantemente em nossas atividades, seja ela tocada por um instrumento, cantada, dançada, encenada ou simplesmente ouvida no momento da adoração. É fundamental e indispensável o profundo estudo da canção. Precisamos saber e entender a essência daquela criação, para saber primeiramente o quê ela quer nos passar e depois o quê vamos passar para o público. 
Muitas músicas são audivelmente lindas e agradáveis, porém são fracas de mensagem.  Outras não são tão prazerosas de se ouvir, mas contém uma letra insubstituível. E graças a Deus, o grande inspirador, que também existem músicas lindas e perfeitas em todos os sentidos. Na minha opinião o segredo para isso é a sensibilidade a Deus, não somente à presença, mas ao que Ele quer falar, dizer ou escrever através de nós.  
Eu fico profundamente indignada aos cantores ou líderes de um modo geral que ao invés de se deixar inspirar, preferem lançar trabalhos ou músicas praticamente iguais e repetitivas umas das outras. E acreditem isso não é esperteza, isso é quase “burrice”! E um verdadeiro desperdício! Nós temos o maior criador! A maior fonte de inspiração de todas! E ainda é inesgotável!

O dom vira rotina, a dança vira contagem, e a música partitura. E os corações que ouvem a música por sua vez declaram frases que não vivem, afirmam votos com Deus que não vão cumprir e profetizam um amor cego. É a completa estagnação da sensibilidade ao que está verdadeiramente contido na canção.  Nos momentos de adoração, a cabeça pensa em tudo, menos no que está se cantando, pensa no que vai fazer depois do culto, pensa no que a pessoa ao lado está vestindo, e os lábios estão lá, roboticamente cantando uma letra vazia ou cantando uma mensagem rica, mas que não está atingindo o coração. 
Quando estamos ministrando, muitas vezes estamos selando votos com Senhor, e pela emoção, ou pela falta de dircenimento, não identificamos nossas ações e desvalorizamos nossos propósitos com Deus, fazendo de nós tolos.

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires. 
Eclesiastes 5:4-5

Eu tenho vivido momentos, que ao ouvir uma música, eu me acalento, é como se eu pudesse declarar tudo dentro de mim, através daquela mensagem, daquela letra. Quando ouço ou danço alguma música de alegria, quero ouvir detalhadamente o que eu estou declarando ali. Isso faz minha adoração ser sincera, faz meu louvor e ministração algo natural e não fingido.
Eu escuto observações em relação as minhas ministrações com a dança. As pessoas dizem que sentem algo diferente, que ao me ver dançar eles vêem algo diferente. Eu não tenho magia nenhuma ao dançar, o que eu faço é simples, e é algo à ser praticado por qualquer cristão que deseja ser um adorador segundo o coração de Deus. Entender a essência da música é o que leva a pessoa à adoração perfeita. 
Deus é inteligente, Ele não quer que sejamos ventríloquos, manipulados por uma batida, ou por um momento de adoração coletiva. “Afinal todos estão cantando no momento do louvor, eu também vou cantar, eu tenho que cantar. Mesmo que eu nem se quer saiba o quê eu estou cantando.”

Eu peço sempre a Deus que a cada música ouvida, a cada louvor declarado, eu possa receber realmente o quê a essência da letra quer me propor, seja cura, seja entendimento, seja mudança de hábitos, seja arrependimento, ou qualquer outra coisa que Deus quiser me mostrar, eu quero entender exatamente o que está contido na canção.

Caro amigo leitor, se você se identificou com essa mensagem, se você assume que seu louvor e sua adoração estão vazios de entendimento e fracos em transformação de vida, eu lhe aconselho, faça uma oração, peça a Deus que aguce seus ouvidos e aumente sua sabedoria. E assim, cada música ouvida, ou ministrada será mais que uma simples canção, será mais um passo para a sua aproximação ao caráter de Jesus.

2 comentários:

  1. Oi, amém eu estava justamente pensando o poder do louvor . O meu marido me ligou e falou vou ser demitido eu estava no facebook ouvindo o louvor da Michelle Nascimento A glorio da segunda casa.E Deus falou comigo e depois de ler este texto amém amém DEUS FALA COM SEU POVO .

    ResponderExcluir
  2. Amém querida! Deus lhe abençoe e continue sensível à voz do nosso Senhor! :)

    ResponderExcluir