4 de junho de 2012

Espetáculo "Aprendendo Agradecer"

No inicio de 2011, um amigo, músico, cantor e compositor, Rene Leandro, me apresentou uma música que tinha acabado de criar, e queria saber minha opinião sobre a mesma; Tinha um estilo diferente, super  prazeroso de ouvir e havia uma história na música. 

Eu como sempre que, quando gosto de uma música, costumo ouvir várias vezes. Certa vez percebi tamanha riqueza de mensagem que ela possuía e quão grande era os artefatos para a criação que ela guardava. Percebi que mais um trabalho poderia surgir. E mais uma vez, comecei a escrever e selecionar as músicas, que iriam compor a ideia. Analisei especificamente, a gratidão contida na música "Louvor do Sabiá", tão simples e tão pura, mas tão rica. 
A música conta sobre um Jacaré que se perturbava com o canto de um Pássaro, e intermediando a problemática dos dois, havia um Peixe. Na minha interpretação, o processo e desenrolar da história, é o Jacaré entender o motivo do cantar no Pássaro, e   no final da música também passa a louvar a Deus. Eu enxerguei essa mudança como um processo de aprendizado. Isso me reforçou ainda mais a importância não só do louvor, mas também da gratidão a Deus, pois o Pássaro louvava em gratidão. 


Devido a presença de elementos da natureza, e a capacidade de recurso visual que a música me oferecia, usei como público alvo, as crianças. Aproveitando para formar o corpo do Espetáculo pelas alunas do infantil da Cia de Dança Gileade (Gileade Kids).
O título "Aprendendo Agradecer" ainda fornece peculiaridades para ser direcionado às crianças, tendo em vista que a fase da infância é submersa em um universo de conhecimento e aprendizado, Fazendo com que a ideia fosse passada de forma mais amena e bem ilustrada.

O propósito do Espetáculo é trazer o entendimento infantil e adulto, sobre a importância da gratidão a Deus. Trata-se de “aprender”, pois o ato de ser grato, não é tão fácil quanto se imagina, é necessário ter uma visão delicada aos feitos de Deus, como a criação da natureza, da família, dos amigos e de todas as coisas tão maravilhosas e perfeitas que só ele seria capaz de fazer.

O “Aprendendo agradecer” centraliza a ideia de que o nosso ato de agradecer, nos faz uma pessoa melhor, mais sensível e capaz de valorizar da mais simples até a mais impossível ação de Deus.
O musical ensina e valoriza a demonstração de gratidão através do louvor e mostra como nossa gratidão pode trazer muitos outros resultados, que vão muito mais além de só agradar ao próprio Deus.

Embora, simples, e transmitido de forma suave em sua apresentação, esse musical foi extremamente significativo em meu ministério, pois me ensinou a não murmurar e, sobretudo a ser grata por tudo à Deus. Ser grata por coisas sutis e indispensáveis como o respirar, o levantar, o ter o quê comer, por sua misericórdia em nos perdoar, ser grata pelo "Sim" e pelo "Não" de Deus. Como diz o apóstolo Paulo aos Romanos: 
"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança."

Devemos nos gloriar também pelas lutas e pelas provações, pois elas também demonstram o cuidado de Deus. Deus quer ver nosso coração e quer que o glorifiquemos em todo tempo! Em qualquer circunstância. Ainda diz Paulo em Filipenses 4:11-13

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece."

Além de me fazer de fato "aprender" agradecer pois as pessoas normalmente aprendem com lutas e problemas, eu aprendi um sentido de ser grata à pessoas. Aprendi quão grande valor tem uma vida, uma alma, um amigo, um apoio no ministério, e o amor de uma família. Aprendi a reconhecer um simples ato ou gesto de carinho. Aprendi a observar e a valorizar pessoas e principalmente passei a falar mais! "Você é importante para mim", "Você fez algo de grande valor!" E isso foi além de bonito, foi libertador, descobri o prazer que é agradecer, o quão prazeroso pode ser valorizar uma vida, é como se eu me sentisse liberta. É muito bom ser grato! É uma postura honrosa, e tão difícil, pois constantemente me deparo com pessoas frustradas, tristes e mal realizadas simplesmente pela falta de um “Obrigado" Isso não é exigir reconhecimento, isso é apenas um gesto incentivador.

Caro amigo, se você que leu este texto, vive uma vida de murmuração, se você não aprendeu ainda ser grato, eu vou lhe convidar para fazer uma oração, e inicialmente você dirá: "Deus muito obrigado!" Olhe ao seu redor, e ao invés de enxergar primeiro as coisas ruins, enxergue as boas. Seja grato em tudo! Pelo muito ou pelo pouco, Seja grato! Viva a vida a cada dia "Aprendendo a agradecer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário