15 de junho de 2012

Palavras

Uma das características importantes e indispensáveis em um bom líder é a capacidade de comunicação. Alguém que sabe se comunicar é portador de um domínio que vai além de simplesmente falar, mas também de persuadir e convencer o ouvinte à alguma verdade. 
Pois bem, até agora eu só disse aspectos positivos, mas a proposta desta mensagem é induzir as pessoas não somente a falar, mas escolher as palavras certas. Nesses anos de ministério eu tenho sentido na pele, que uma palavra pode erguer ou destruir um ser humano.

Em diversas situações da minha vida eu me abati, simplesmente por palavras, às vezes ditas sem intenção, mas que eram suficientes para me matar naquele dia. Você pode achar que é infantilidade, ou fraqueza emocional, mas pude vivenciar e comprovar a eficácia do poder de uma palavra.
Infelizmente, vivenciei momentos que até os meus próximos não sabiam me enviar uma boa palavra. Eu estava mal, confusa, e para estragar tudo de uma vez, eu recebia mensagens de desencorajamento e de rancor. E eu ficava ainda pior.

Depois de anos, de errar várias vezes com meus liderados, depois de muitas vezes mudar minha maneira de pensar. Eu vi que as minhas palavras também estavam sendo lançadas de forma errada. Descobri também a importância do relacionamento, e quanto o ser humano depende um do outro. Por isso, devemos investir em saber exercitar nossa comunicação. Cada palavra que enviamos a alguém é significativa para a vida da pessoa, seja ela dita sem ou com intenção, com amor ou raiva. Vai fazer parte da vida dessa pessoa, do psicológico dela, vai ser como um tijolo na construção de seu caráter, nas suas decisões, e em toda e qualquer situação que ela viva.

“A humanidade não foi criada para a independência, mas para a interdependência. Só conseguimos perceber nosso potencial quando assumimos o risco de acreditar uns nos outros, ser transparentes uns com os outros e honrar as pessoas, especialmente as que merecem.” (Livro – As 10 Leis Fundamentais do Relacionamento, Robb Thompson)

Apesar de sempre ter sido bem comunicativa e espontânea, eu sempre me preocupei se eu saberia dizer as palavras certas na liderança. E constantemente orava a Deus, pedindo confirmações do meu chamado. Certo dia, fui contemplada pela palavra do Senhor dizendo a mim em Jeremias 1:6-9

“Então disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles; porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.”


Daquele dia em diante, perdi o medo da liderança. E Sabia que Deus estava me guiando e que com certeza Ele iriam me mostrar o quê fazer em diferentes situações.
Na prática da liderança, inúmeras vezes eu precisei conversar com meus liderados, aconselhar ou simplesmente ouvir. E no meio do diálogo eu tentava decifrar o que verdadeiramente aquela pessoa estava tentando me transmitir. A capacidade de comunicação não é apenas verbal, mas também visual. É um emaranhado de sinais subjetivos e de perguntas e respostas. A missão é sempre montar o quebra cabeça e enviar uma mensagem de conforto e de força. Não palavras prontas, mas aquela que a pessoa precisa realmente ouvir.

Deus se preocupa com os relacionamentos, por isso ele nos orienta, e se dispõem a nos ajudar a falar! Ele quer que falemos não palavras de mal e de morte, mas palavras de vida, e de vitória! A representação de Jesus na terra hoje é através de outras vidas, por isso devemos estar sensíveis à sua voz e falar as palavras que Ele colocar em nossa boca.

Se você se identificou com essa mensagem, primeiramente ore a Deus, peça perdão por tantas palavras lançadas que muitas vezes mataram outras pessoas, e destruíram sonhos. Peça ao Senhor que a partir de hoje, seus lábios profetizem bênçãos, que as suas palavras gerem vida e que cada uma delas possa ser enviada por Deus.

9 comentários:

  1. Bom, eu concordo com a mensagem, as palavras que falamos definem um pouco de nós e podem ser boas ou ruins. Em todo lugar que passamos, deixamos um pouco de nós e levamos um pouco do proximo, seres humanos são seres sociais. Por isso é muito importante saber quem somos, o que falamos e de que modo falamos. Se somos representantes de Cristo, temos que amar o proximo, as vezes até uma palavra dura pode ser otima pra uma pessoa e uma palavra macia pode fazer mal. Saber o tempo das coisas e pensar bem antes de falar ajuda demais. Eu adorei o texto e me fez muito bem, Deus abencoe sua vida e te inspire Carol, acredito muito no seu ministério, pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Carol!!! fechou com chave de ouro... palavras que tenho procurado, mas não tinha achado até agora. De fato é nos pequenos detalhes, na linguagem nas entrelinhas que mora o real significado daquilo que quer ser passado adiante. Parabéns pela iniciativa, continue com essas palavras lindas que nos fazem refletir :) bjão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer obrigada.. obrigada pelas palavras :)

      Excluir
  3. Karen! Muito obrigada pelo carinho. Deus te abençoe! :)
    Deus admira a inteligencia e valoriza a sabedoria. Que bom que você procurava essas palavras! rs Isso mostra que você também está em um caminho que agrada a Deus!

    ResponderExcluir
  4. Carol, amei sua palavras e me identifiquei sim! Com certeza irei pedir perdão a Deus pela falta de sabedoria e cuidado na hora de falar determinadas coisas. Por coincidência estou lendo esse livro que vc citou do Robb Thompson e to fascinada pelas palavras dele... Enfim, que Deus te abençoe cada vez mais para que vc possa levar sempre palavras de conforto para os que realmente precisam. Fica na paz ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Geisa! Deus lhe abençoe! Faça isso e certamente Deus lhe honrará! :)

      Excluir
  5. Amém! Muito bom o texto Carol. Deus te abençoe e coloque as palavras certas em sua boca.

    ResponderExcluir