11 de julho de 2012

O oculto do culto do líder

Há quem diga que é fácil ser líder, Existe quem daria tudo para ser um líder. Se alguém perguntasse: Quem quer ser o líder? Quem quer ocupar o lugar de destaque? Quem quer ter o “privilégio” de tomar as decisões e dar os comandos? Há quem (internamente e com muita pretensão), imediatamente levantaria suas mãos.
É muito difícil aceitar um líder ou um superior. Parece que ele faz por querer magoar ou ferir, parece que as minhas idéias são sempre melhores que as do meu líder, parece que eu agiria de uma forma mais doce se eu fosse o líder. E como sempre, os seres humanos vão se achando uns melhores que os outros, e não entendendo a opinião dos outros e nem as decisões dos seus líderes. Julgam, lançam palavras e pedras sem entenderem nada! Fato.
Mas quem diante de tantas cobranças, diante de tantas responsabilidades, quem entende o líder? Na maioria das vezes ele não tem com quem compartilhar suas angustias, seus medos, suas inseguranças ou suas incertezas. Há quem pense que um líder é imune a esses tipos de sentimentos. É uma verdadeira tolice, pois todos são seres humanos, e todos sujeitos há males e dores.

É fato que o líder precisa estar arraigado às características intrínsecas de uma postura de líder, de exemplo e etc., principalmente quando se refere à um líder Cristão. Para ser líder, é preciso primeiramente estar disponível, com o coração aberto, é dar prioridade ao outro, é ter que muitas vezes renunciar suas escolhas, é em muitos momentos não estar bem e precisar estar presente, é suportar e sentir uma dor que não é sua, é ser julgado com um peso imposto pela sociedade que Jesus não mandou pesar. É dentre tudo isso, não esperar retorno e ficar feliz quando ninguém reconhece seu trabalho, sua dedicação e seu amor. É triste às vezes, a cruz é pesada. É uma constante exigência por perfeição e amor incondicional. É ser quase alguém capaz de entender tudo de tudo e de todos. É você querer sempre o melhor, e os liderados não entenderem, ou julgarem você de forma errada. E ainda sim, você ter amor, força e perspectiva de crescimento.

Eu penso constantemente em uma fórmula ideal de liderança e descobri que não existe. É uma verdadeira balança psicológica. Você é líder, mas ao mesmo tempo é amigo, é líder, mas ao mesmo tempo é irmão em Cristo. É custoso construir um respeito sem impor uma ditadura. Pessoas são diferentes e recebem sua palavra diferente, te interpretam diferente.

Eu acredito que todas as áreas tenham sua dificuldade de liderar, embora minha maior e atual liderança seja exercida em crianças e adolescentes, eu já pude vivenciar um pouco de todas as faixas etárias.
A criança você recebe a maior gratidão, ela têm um prazer de aprender e enxerga você como referencial, em contrapartida, ela não sabe a hora de se concentrar, confunde algo sério com brincadeira.
O adolescente é uma verdadeira bomba, de idéias, de disposição, de mudanças e transformações, e o lado emblemático é impor o respeito, impor a ordem, entender sua necessidade de ser visto, de ser igual ou diferente, de ser o melhor.
A fase de jovem é de mais maturidade, são ações e escolhas mais em cooperativa, em conjunto, uma visão mais democrática, por outro lado são pessoas que já estão terminando de construir sua visão de mundo, suas idéias e que buscam reconhecimento.
A fase adulta envolve pessoas que têm suas vidas, seus problemas, suas visões e suas críticas, são mentes quase que petrificadas, e estáticas com seus modelos éticos e morais. Apesar de ser desafiador, liderar em uma fase adulta, (ao menos para mim, que ainda sou uma jovem), me gera absoluto crescimento, viabilizo trocas de experiências, e fortifico minhas linhas de raciocínio.
Embora tão diferentes todas as áreas convergem para uma vertente de características, todos precisam ser entendidos e traduzidos, todos querem amor e compaixão (se colocar no lugar do outro), todos os liderados querem ser ouvidos.

Eu acredito que um verdadeiro líder está sujeito à tudo isso. Entender, interpretar, explicar e direcionar o liderado e o todo. É um ser de grande personalidade, carisma e amor que luta pela busca de um aperfeiçoamento e crescimento em todos os aspectos.
Às vezes eu acho que acreditam que o líder não tem sentimento, que são autoridades que só querem mandar, escolher e palpitar! Não é assim! Por favor, não julguem tanto assim!

O quê consta nas entrelinhas? Ninguém sabe as angustias que passam na cabeça de um líder. Na dor diante dos problemas pessoais, no questionamento em saber que algum companheiro está desviado dos caminhos do Senhor, do medo da reprovação de seus liderados, medo da rejeição, medo da crítica, medo do peso, medo dos aborrecimentos, medo das discordâncias, medo do medo, constantemente enfrentados e guerreados no dia a dia da liderança.

Alguém pode dizer: Nossa! Aquela pessoa “se sente”, ele “se acha o dono da verdade”, ele que toma as decisões, ele que recebe os elogios.
Mas e a cobrança? E as escolhas? E os problemas? E a culpa? Ninguém fala dessa parte. As pessoas precisam refletir e entender melhor os seus líderes. Isso inclui todas as instancias, pastores, professores, patrões e etc. Como ser um líder se antes não se sabe ser um bom liderado? O quê o líder deve pensar? Como se constrói confiança sob uma personalidade volátil? Que só sabe invejar, julgar e julgar e se julgar ser melhor, fazer melhor. Quem vai entender o líder? Quem? Em uma visão sociológica e menos espiritualizada vai compreender as questões internas de um líder?

Eu penso que seja mais fácil julgar a liderança, tendo em vista que os seres humanos só querem agradar a si próprios e a liderança em si não visa a si próprio e sim um contexto. Se existe uma liderança é porque pessoas precisam de uma diretriz, e este cabeça está embutido no corpo do grupo. Há pessoas que acham que o líder quer fazer de tudo para contrariar a opinião do grupo. Isso não tem lógica. O líder pode até pensar às vezes em si próprio, às vezes ser egoísta, às vezes ser soberbo, mas no fundo, na essência de líder, sempre vai objetivar o grupo, o todo.

Os artistas por si só já são seres mais sensíveis, que imaginam e idealizam de uma forma diferenciada. Quanto mais os artistas que são líderes, são ainda mais responsabilidades e inquietações internas e obscuras que ninguém vê! Só Deus vê!
Um amigo (irmão em Cristo e também líder) me enviou uma mensagem no Facebook, que foi além de carinhosa, foi uma mensagem de esclarecimento e de ânimo. 

"é por isso que Ele te escolheu... te chamou e te capacitou... por causa do seu coração e do seu comprometimento com o Reino... é normal quando vc deseja que as pessoas sejam como vc... é normal que nem todos tenham a mesma paixão que vc... é normal que nem todos tenham o mesmo compromisso e dedicação que vc... é por isso  que Deus te separou como líder... porque vc é assim... se doa mais que todos... e o líder é assim. Mas o resultado é impressionante, motivante e nos faz entender que vale a pena pagar o preço." (Márcio Mattos)

Acredito que só um líder entende outro líder, por isso Jesus nos entende, Ele foi um exímio líder, impecável e perfeito, que foi julgado e muitas vezes criticado, mas que sempre se manteve na orientação suprema do Pai celestial, esse era o segredo para tal carisma e perfeição nos seus atos e escolhas, era obediente e submisso. Era um líder de grande autoridade, mas sabia ser liderado por seu líder, que é Deus.

Quem está lendo esse texto, pode me achar muito determinista ou revoltada, mas não tenho medo das minhas afirmações. Alguém só pode acrescentar algo, quando vive a experiência. Sou segura ao afirmar, pois já fui liderada, e hoje sou além de liderada, uma líder. Sei bem o que passa na mente de quem é submisso, ou precisa ser submisso, mesmo quando não concorda com o superior. E mesmo vendo meu ministério em constante crescimento, mesmo me auto-afirmando como alguém que amadurece e que melhora. Ainda me deparo com pedras, com fraquezas, com acusações, e julgamentos que são indignáveis e insuportáveis.

Eu penso: Porque os seres humanos impõem constantemente uma visão estática sobre as pessoas? Se nem elas (as que julgam) são estáticas? Por quê? Para quê? É como se torcessem para que o superior esteja errado.
É como se estivéssemos caminhando numa corda bamba de quem erra menos, e como se essa queda nos levasse diretamente para um inferno de relacionamentos, de aceitação e de merecimento. Como alguém de grande valor, vira algo indiferente?

As pessoas precisam pensar menos em si próprias, e pensar no benefício do todo. Quando se está em um grupo, é preciso pensar no contexto, no todo, e não em gratificações individuais. O líder é o representante do todo, e cabe à ele a responsabilidade de zelar por este todo, de ser justo, mesmo que possa ser julgado erradamente, não sendo entendido, ou até mesmo maltratado.

Tenho certeza que bons líderes, compreendidos ou não, terão boa recompensa espiritual, assim como os liderados que souberem ser liderados, e que honram os seus líderes, que os respeita, que os admira, com certeza estes também serão honrados pelo Senhor, e, além disso, estes sim serão bons líderes. 

Quem cuida do líder? Quem discípula o líder? Quem ajuda a tratar os pecados do líder? E este líder, será julgado ou entendido como os seus liderados? Será apedrejado por ser aparentemente imutável e incorruptível? O líder é falho, e deve ser ouvido e entendido como um ser humano e não como um super herói.

Creio que o caminho para um crescimento e amadurecimento de um líder não somente como um líder, mas como um ser humano. São pessoas que ajudam pessoas, para ajudarem outras pessoas, líderes que ajudam outros líderes, e assim, todos caminham juntos, sobrevivem e se mantém. Não mantém e fortificam somente a obra, mas também os construtores.

Devo destacar e honrar relevâncias de pessoas na minha liderança. Eu considero essas pessoas como grandes guerreiros, que como diz o apóstolo Paulo a Timóteo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Essa fé guardada pode ser simbolizada como experiências guardadas, e que ao desenvolver da carreira, são experiências mais processadas e digeridas, ao ponto de aconselhar com eficácia, clareza e instintivamente diante de uma emblemática, saber o quê fazer.
Louvo a Deus pela vida das pessoas que são meus socorristas em um momento de pavor, de dúvida, de problemas pessoais ou no pensar que meu trabalho e dedicação na liderança não valem à pena. São verdadeiros carimbos para documentos feitos e recargas para uma bateria fraca.
Meu sincero agradecimento e honra aos grandes líderes, que choram minha dor, e lutam comigo a guerra, e à estes poucos que ouvem, entendem e aconselham as inquietações e angústias de uma jovem líder. Muito obrigada, Mirian Reiche, Eneide Ferreira, Patrícia Ferreira, Patrícia Malafaia, Davi Gomes, Daniele Gomes, Leandro Novaes e Débora Neves.

Dedico este texto a todos os líderes e pessoas ditas como exemplo e referência, todos aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para desempenhar um papel de destaque, porém de muitas batalhas. Quero dizer que vocês são amados, e os seus trabalhos não serão em vão, combatemos então o nosso combate e vamos prosseguir com nossa carreira, pois ao final com certeza guardaremos a nossa fé.

Um comentário:

  1. Amém...
    Parabens a todos os lideres que mesmo sendo julgados e criticados mentem uma postura impecável diante das dificuldades.

    ResponderExcluir