26 de julho de 2012

Nóis é pobre, mas somu artista!

Ao escrever esse texto, não sabia se eu ria, ou se eu chorava. A falta de investimento financeiro à Arte Cristã é uma realidade,  tanto da parte das igrejas locais, quanto da parte da mídia. O que nos resta? Sermos criativos! Inventar e reinventar, fazer uma pose desconjuntada e ainda assim sair com estilo. Papel, papelão, madeira, tinta, retalhos, roupas antigas... Tudo isso, com um toque de criatividade e amor, transformam nossa necessidade em novas possibilidades. E mesmo sofrendo diante de tanto aperto, conseguimos não somente valorizar a arte de um modo geral, mas principalmente honrar o título de ARTISTA!


Preto básico, olhos cobertos com retalhos antigos
Esse texto é inspirado e dedicado à maioria dos grupos de arte cristã que existem no Brasil. Eu descrevo sem medo de errar um pouco do perfil dos nossos grupos de artes: São normalmente compostos por adolescentes e jovens (Não têm dinheiro!), muitas vezes não possuem um local com espaço e estrutura para realizar seus ensaios, a maioria dos integrantes são pessoas que não são formadas em escolas de arte e academias, e carecem de apoio técnico, e sobre tudo esses grupos não têm o apoio financeiro direto da igreja local. 

Embora seja notável o poder, o impacto e a capacidade de transformação da arte. É um fato que ela ainda não seja vista como algo que mereça investimento financeiro. É triste, mas é uma realidade, acredito que em processo de evolução e amadurecimento, mas ainda é um estado real.

Pois bem, qual é a saída e a estratégia que esses grupos tem para confeccionar seus figurinos, construir seus cenários, e finalmente elaborar suas obras e criações artísticas? A maioria deles deixa a igreja “quase que diabética” de tanto vender doces, realizam sorteios, usam de toda a sua criatividade para arrecadar dinheiro e finalmente ter recursos para construir algo dito como belo, e apresentar. Como bons Brasileiros, procuramos sempre dar um “jeitinho” e transformar uma idéia simples em algo grandioso.
Espécie de papelão, cola e purpurina

Através desse texto, eu gostaria de compartilhar algumas estratégias (aparentemente óbvias) de como manter um grupo esteticamente apresentável, de forma simples e principalmente econômica! Devo dizer que é preciso muita disciplina e dedicação, mas principalmente criatividade!

Muitas pessoas comentam a respeito dos figurinos da Cia de dança Gileade (Grupo que lidero), e de fato temos um número considerável de roupas, figurinos e etc. Mas isso é devido o tempo de existência do grupo, e também do cuidado perante a preservação das roupas. Nenhum grupo que está começando agora, deve se cobrar absurdamente com relação a isso.
Antigamente eu confesso que eu não imaginava passar muito tempo sem confeccionar novas roupas, sem pensar em algo diferente, atual e moderno. Mas ultimamente eu tenho visto que valorizar o simples tem sido uma boa escolha. 

A dança contemporânea nos trouxe um perfil mais autentico para os figurinos atuais. Além disso, possibilita à dança leveza, liberdade de criação e maior praticidade com relação às roupas usadas. Mas, atenção! O contemporâneo secular utiliza o corpo por si só, e muitas vezes se detém a figurinos inapropriados para nosso perfil. Devemos usar o bom senso e nos basear nos princípios cristãos, e isso, deve ser observado em cada detalhe, seja na criação de uma peça, seja na escolha de um figurino.

Estratégias:

- Responsabilidade

Cada integrante do grupo precisa ser responsável por aquilo que usa. Se não há cuidado com algo simples, não há cuidado com algo complexo. Confiança é algo que se demora a construir, e dentro de uma relação ministerial é preciso ter confiança. O outro entender e ter certeza que você será responsável por alguma coisa, leva tempo, mas não tem jeito! Precisamos acreditar nas pessoas, precisamos confiar que cada um fará o quê lhe foi proposto no grupo. Complica mais ainda quando essa confiança é quebrada. É muito mais agradável quando estamos em um ambiente quando todos são colaboradores e sobre tudo, todos são responsáveis e cuidadosos com aquilo que usam ou que fazem. Então, Vamos ser responsáveis!

Papel brilhoso simples
- Organização

Nada funciona administrativamente se não houver ordem. É imprescindível que se tenha cuidado com tudo que seja do grupo de arte, seja roupa, objeto cênico, cenário, tudo! O ideal é que o grupo tenha um local fixo para se guardar esse material, se não houver, é preciso ainda mais ordem para se localizar cada peça, e que elas estejam disponíveis e acessíveis quando preciso. Muitas vezes um grupo só percebe a falta de alguma coisa quando ela desaparece, e há situações que o objeto perdido não aparece mais. Essa situação não pode se tornar um hábito, pois assim um grupo nunca chegará a um crescimento constante. Um grupo pode ficar limitado para a execução de alguma apresentação por falta de seus acessórios, e isso é inaceitável! É preciso sempre conferir a quantidade de peças, manter a higiene e limpeza das roupas e a praticidade para seu uso. Vamos ser organizados!




Banner (inutilizado), com pichações e pinturas
- Bom senso

Um grupo para obter algo precisa ter bom senso, ninguém chega à um degrau muito alto, sem antes subir os primeiros. Um dia de chuva é diferente de um dia de calor. E uma pessoa para ir à praia se veste diferente de uma pessoa que vai à um casamento. 
Pois bem, o quê eu quero exemplificar com as frases acima é que temos que saber o quê vamos apresentar, da forma que vamos apresentar e para quem vamos apresentar. Temos que atentar aos diferentes ângulos de figurinos, peças e estilos do grupo diante do público alvo, e é claro, respeitando as especificidades de cada ministério de arte.

Quero trazer algumas dicas básicas quanto aos figurinos para quem não tem muito recurso, ou para grupos que estão começando. E que cabe também à grupos mais antigos que gastam fortunas com seus figurinos.

Valorizem peças de cores neutras: preto, branco, beje e cinza. Essas cores dão possibilidades diversas de combinações.
• Valorizem sobreposições: Tenham uma base de roupa e troquem as vestes de cima, isso economiza muito! E dá um visual totalmente novo ao figurino. Além de em caso de espetáculos com troca de roupa, não há algo mais prático do que não mudar a base.
• Valorizem o colorido: Nem sempre o “todo mundo igual” é a opção, procurem manter um padrão, mas é super valido a variação de cores.
• Antes de se preocupar com quantidade, se preocupem com a qualidade, e além disso, observem a aplicabilidade. Priorizem para que o grupo tenha no mínimo, uma roupa acessível à várias ocasiões. Algo que seja intermediário, que não seja muito simples e também não tão “chique”.
• Valorizem acessórios: Faixas, tiaras, lenços, cordas, chapéus, luvas, são acessórios de baixo custo que fazem toda diferença na composição do figurino!

Camisa branca simples, customizada com fita azul
- Criatividade

A criatividade é intrínseca para se realizar qualquer coisa dentro de um grupo de arte, mais ainda quando não se tem dinheiro! Haja criatividade! (risos)

Algumas dicas básicas e muito úteis!

Se aquela roupa da promoção te irrita por ter uma quantidade absurda e você ter certeza que várias pessoas vão comprar e ficar igual a você! Veja isso por uma ótica diferente! Essa peça é confortável para dançar? Dá um bom uniforme para um grupo de teatro? Negocie! Planeje! Que às vezes dá para ter um belo uniforme de forma econômica e rápida (sem precisar enviar para a costureira).
Nem sempre o lixo é lixo! Então RECICLE! Observe as coisas com um olhar artístico, materiais como papelão, lona, plástico, metal, madeira são altamente recicláveis! Pense e crie! Tenho certeza que você fará algo muito simples, porém belíssimo. Peça para Deus te inspirar e olhe as coisas sob um olhar diferente! E alem do mais, ainda ajuda a preservar o planeta! (risos)
Não tenha medo de inovar, use novos materiais, novos padrões, novas idéias. É claro use o bom senso, mas deixe a criatividade brotar!

Bem, isso foi um pouco do pouquinho que tenho visto que funciona. É claro que dá gosto trabalhar na fartura, ter dinheiro para comprar e pagar todas as necessidades do grupo. Mas nem sempre isso é possível à primeira vista. E eu afirmo, dá para ser feliz com pouco (risos), e fazer grandes espetáculos sem muito recurso. 

Deus abençoe cada ministério de arte de cada igreja, e que todos nós possamos dar o melhor de nossos talentos e sermos cada vez mais criativos para o aprimoramento da arte cristã. Jesus é o filho de Deus, é grandioso, porém Ele é um Deus simples, que trabalha na simplicidade. Seja criativo! Com Jesus o pouco é muito!
Tubos de papelão pesado (achados no lixo) encapados com contact prata

2 comentários:

  1. Realmente você descreveu de maneira clara e simples a realidade dos grupos de arte da igreja atual. As dicas foram muito bacanas, economizar, usar roupas simples, saber organizar os materiais e adereçoes em um lugar de fácil acesso, atentar na a escolha do figurino para não usar roupas sensuais.
    É incrível como a arte toca a vida das pessoas, como a arte é um dom tão bonito que Deus nos deu e as pessoas não valorizam o processo, mas apenas o fim, quando sentam e assistem algo que toca o coração delas. Estou convencido que a arte invade o interior das pessoas, mesmo as mais duras de coração, porque a arte é exatamente isso... o dom de expressar os vários afetos da nossa alma mediante a exposição cultural e artística do que somos por dentro... e se Deus está dentro de nós (cristãos), então é Deus que expressamos para as pessoas.
    Parabéns Carol, que Deus te ilumine e te inspire para a boa obra.
    Conta comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra servir a Deus através da arte. Todos nós artistas precisamos valorizar isso!
      Obrigada pelo carinho de sempre Diego!
      Bom saber que posso contar com você! :)

      Excluir